Antes de criar um novo tópico verifique se já existe um tópico que menciona o assunto que quer ver esclarecido utilizando a opção "Pesquisar".
Ao criar um tópico utilize as tags [Dúvida], [Comentário], [Sugestão] ou [Outro] antes do Assunto do tópico: Exemplo: [Dúvida] Como fazer um lançamento
Infringir estas regras poderá levar ao bloqueio, não resposta ou eliminação do tópico criado. Mais, utilizadores que desrespeitem as regras sistematicamente serão bloqueados por tempo indeterminado.
Este foi o único erro que não corrigi nesta última actualização. Será que me podia dizer o que falta aparecer, é que dada a natureza do mapa não estou a perceber. Obrigado.
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Estive a ver as consultas SQL e os valores obtidos e estão a bater certo, isto é, nos valores das vendas eu estou a conseguir obter os valores incluindo os da conta do IVA a 5% mencionada por si. Será que estou a perceber mal alguma coisa? Outra coisa, eu estou a obter valores negativos, está isso correcto ou residirá aqui o erro?
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Assunto da Mensagem: Re: [Dúvida]-Mapa de Exploração
Enviado: Quinta Jul 02, 2009 7:36 pm
Registado: Domingo Mar 01, 2009 11:31 pm Mensagens: 96
Boa tarde
Peço desculpa mas eu própria levei a erro, ou seja,
1º-Em Abril as vendas foram de 2.541.78 e no mapa aparece 2.552.18, logo no mapa estão 10.40 a mais que é uma base a 5%, mas o mais estranho é que neste mês não existe nenhuma base a 5% com este valor.
2º-Acontece o inverso em Julho, as vendas foram 5.522.21 e no mapa aparece 5.511.81, logo no mapa estão a menos os 10.40. Penso que deve haver uma interligação entre os meses, ou seja, o valor a mais de Abril tem que passar para Julho.
Mas pode testar este erro com os valores que tem aí pq são os mesmos.
Obrigado pelo esclarecimento. Assim já poderei investigar depois de almoço.
Cumprimentos,
Eu vejo mas não acredito Já sei o porquê do valor aparecer em Abril e não em Julho, como deveria aparecer. Acontece que o lançamento tem a data de 31/07/2008 mas o período definido é o 4º. O facto de eu estar espantado prende-se com a obrigatoriedade que o programa impõe entre a data e o período, coisa que não acontece neste lançamento. A única explicação para este acontecimento poderá ser por este ter sido efectuado com a versão de testes, que como a maior parte dos utilizadores sabe tinha alguns problemas graves.
A solução é fácil. Edite o dito lançamento, que está no diário 2, e das duas uma, ou altera a data para Abril, caso o lançamento seja mesmo do período 4 ou então se esta estiver mesmo correcta (sendo que assim é o período que está errado) basta clicar na data e confirmar o lançamento que o programa automaticamente alterará o período para 7.
Cumprimentos,
Enviado: Terça Jul 14, 2009 4:57 pm
Boa tarde,
Em relação a este mapa há algo errado não sei se vou conseguir explicar (envio por mail).
É assim no mapa de exploração a conta 31 aparece com valor negativo e devia aparecer com valo 0, ou seja:
a)No final do ano (no mês 13) tem que se apurar o CMVMC (61) o qual já foi efectuado ou seja, lançar os valores da conta 31 para a conta 61, ficando aquela conta (31) saldada por isso neste mapa não devia aparecer o saldo da 31 no mês 13.
b)É por isso que deveria que existir díários diferentes com datas diferentes, não percebo como há pessoas que lançam todo com a data de 3112 aqui se ve que não deve ser, ou seja cada diário tem que ter a sua data própria.
c)Como está o mapa agora não se sabe o que se comprou em Dezembro porque neste mês também está o apuramento CMVMC.
Mas o principal é ver porque está a negativo influenciando o resultado.
Neste momento ainda não me chegou o email. Quando chegar vejo mais propriamente o que me diz e depois deverei perguntar-lhe como posso simular estes resultados aqui para poder corrigir o que eventualmente possa estar a causar este comportamente.
Quanto à separação esta está sempre feita através do período. Talvez falte qualquer coisa para fazer a separação dos valores mas esta é possível.
Cumprimentos,
Estive a analisar o problema mas preciso de ajuda pois como sabem não sou expert em contabilidade. Depois de efectuar o lançamento que me enviou para que ficasse com os valores iguais aos seus verifiquei pelo extracto de conta que a conta 31 se encontra saldada. Quanto à conta 61 isto já não é verdade. Não sei se me faltaram mais valores ou se é mesmo suposto ficar assim visto que o apuramento das classes ainda não foi efectuado.
Depois estive também a analisar as contas efectuadas especialmente para o mapa de exploração e posso dizer-lhe que da maneira como está feito os lançamentos nos períodos >=12 são todos agregados ao mês de Dezembro neste mapa. Será que isto está errado? Mais, os valores a que cheguei e que explicam os valores que obtém no mês de Dezembro são os seguintes: Conta 31, com débito de 222,96, crédito de 18502,94 o que resulta num saldo de -18279,98 Conta 61, com débito de 18502,94, crédito de 222,96 o que resulta num saldo de 18279,98
Ou seja, eu devo estar a entender mal a essência deste mapa pois apesar da conta estar saldada os valores que são obtidos irão ser sempre estes devido à contabilização separada por períodos.
Cumprimentos,
Enviado: Quarta Jul 15, 2009 10:05 pm
Esta tarde não consegui entrar no forum não sei o que se passou, por isso só agora lhe estou a enviar a resposta.
"Boa Tarde,
1º-O seu raciocínio está correcto em relação à 31 e 61, ou seja, os valores que a 31(compras) foi acumulando ao longo do ano no fim do ano vai para a 61-CMVMC e assim a 31 tem de ficar a zeros, saldada e a conta 61 nesta fase tem de ficar com os valores que recebeu da 31(18.279,98) e só, como diz, quando se fizer o apuramento do resultado é que ficará saldado como todas as outras contas de custos, mas até aqui tudo bem.
2-Tal como disse se verificarmos o balancete a conta 31 tem valores 0, assim no mapa de exploração no mês 13 e só neste mês, a conta 31 deveria aparecer a zero tal como o balancete e não com valores como está a acontecer agora porque foi no mês 13 que se fez o apuramento da 61. Ou seja a conta 31 no mês 13 é como se não existisse.
3º-É por isso que na altura disse que cada mês deveria ter a sua data porque assim este apuramento não deveria cair no mês 12 mas sim no mês 13 e assim provavelmente já não daria erro, ou seja já não estavam agregados ao mês 12, os valores do mês 13 deveriam ser agregados ao mês 13, o valores do mês 14 agregados ao mês 14 por isso continuo a dizer que o erro está nas datas."
Pois eu também reparei que o fórum esteve morto. Pedimos desculpa por esta situação à qual somos alheios.
Quanto ao assunto em si, pelo que percebi do que me disse, o mapa de exploração tem também que descriminar os meses de rectificações, ou seja >12, certo? Pergunto isto pois no exemplo a que tivemos acesso durante o desenvolvimento do programa só constavam os meses de 1 a 12 mas da maneira que me diz a única forma de separar as coisas é descriminando os dados dos meses de rectificação (o que é possivel neste momento apenas falta fazê-lo)
Cumprimentos,
Enviado: Quinta Jul 16, 2009 6:17 pm
Boa tarde,
Sim, porque a maioria das empresas só calcula a 61 -CMVMC e existem outras rectificações que são feitas no mês 13 e que vão influenciar os resultados por isso é que eu digo que todos os meses devem aparecer e separadamente.
Sim, porque a maioria das empresas só calcula a 61 -CMVMC e existem outras rectificações que são feitas no mês 13 e que vão influenciar os resultados por isso é que eu digo que todos os meses devem aparecer e separadamente.
Ok, nesse caso não é muito difícil de resolver. O mais difícil vai ser encaixar todos os meses de regularização no mapa mas eu cá me hei-de arranjar.
Cumprimentos,
Acabei de modificar o mapa para separar os meses de regularização do mês de Dezembro. Acontece que a conta 31 continua a não estar com valor negativo e isto é facilmente explicável pois agora apenas são apresentados os movimentos realizados no mês 13 na sua respectiva coluna. Sendo assim julgo que há qualquer coisa que me está a escapar pois não percebo como a conta referida poderá dar saldo 0 no mês 13 se o mapa apenas tem em conta os movimentos por mês. Não é este o intuito do mapa de exploração?
Cumprimentos,