Antes de criar um novo tópico verifique se já existe um tópico que menciona o assunto que quer ver esclarecido utilizando a opção "Pesquisar". Infringir esta regra poderá levar ao bloqueio, não resposta ou eliminação do tópico criado. Mais, utilizadores que desrespeitem as regras sistematicamente serão bloqueados por tempo indeterminado.
NOTA: Tendo em conta que esta secção passou a ser apenas para dúvidas relacionadas com as funcionalidades do software deixou de ser obrigatório o uso de tags.
Assunto da Mensagem: [Dúvida/Sugestões] Import/Export SAFT e usabilidade do TF
Enviado: Quinta Out 02, 2008 12:34 am
Registado: Quarta Out 01, 2008 7:08 pm Mensagens: 2
Olá bom dia,
Tenho andado à procura de uma aplicação de facturação e hoje descobri esta vossa, desde já os meus parabéns e incentivo à sua continuidade, acho que já estão num nível bastante bom. E aleluia! que ainda há alguém que dá importância ao tamanho das aplicações - desisti a meio da instalação da da Primavera.
Bom, tive alguns problemas com o Time Factura (versão 2.0, download de hoje):
1) A importação SAFT não funcionava, eu clicava no botão e não acontecia nada, nem abria uma janelita (como no caso da exportação, que funciona) nem havia nenhuma mensagem de erro. Andei a vasculhar nas pastas da aplicação (eu sei que não é permitido fazer engenharia-inversa, mas foi por uma boa causa ) e descobri que a ferramenta de importação não encontrava a XmlLite.dll. De facto, não tenho essa DLL no PC, tenho o "XP Home" com SP1. Tentei ir buscá-la ao site da M$ mas para instalar o pacote XMLLITE tinha que instalar também o SP2 e... não, deixem lá isso, ainda acabava com alguma coisa a deixar de funcionar. Então arranjei a DLL "por aí", coloquei-a na mesma directoria e a importação passou a funcionar. Portanto, era bom se pudessem incluir essa DLL no pacote de instalação...
2) Criei um fornecedor, alguns produtos (comprados a esse fornecedor), e uma encomenda ao fornecedor. Depois exportei para SAFT, e vejo que há alguns erros no XML, nomeadamente:
a) Neste caso, sem documentos (<SalesInvoices>), há 2 tags mal formadas, aparecendo apenas "</Line>" e "</Invoice>" (o fecho das tags após o ciclo tem que verificar se o número de documentos não é zero ). Isto em principio não será problemático, a não ser que alguma aplicação das Finanças faça uma validação do XML antes de tentar carregar o SAFT.
b) A aplicaçao exporta o meu fornecedor como sendo um cliente! Deveria estar declarado como <Supplier> e não como <Customer>. 3) Se eu voltar a importar o SAFT, não volto a ver os produtos. Desaparecem. No entanto eles, de alguma forma estão lá, pois se eu voltar a fazer uma exportação, o XML tem lá os produtos. Também desaparece a classificação de produtos...
4) Eu crio um novo utilizador e ele "fica lá", no entanto se eu tentar "mudar de utilizador", só me aparece o "admin" na caixa drop-down.
Agora algumas sugestões para aumentar a usabilidade. Se existe alguma forma de fazer isto na aplicação, não consegui descobrir:
1) Preenchi uma encomenda a um fornecedor. Normalmente, irei obter uma factura dessa mesma encomenda. Daí que seria super, mega, hiper útil eu poder criar uma factura a partir de uma encomenda... senão tenho que voltar a introduzir à mão os 40 produtos da encomenda... não pode ser.
2) Tenho produtos muito semelhantes, por isso também dava (muito) jeito poder criar um produto a partir da modificação de um outro já existente.
Gostei bastante da aplicação, parece-me relativamente simples de usar, compacta, e tem a importação/exportação de SAFT (que me permite integrar com outro tipo de sistemas que já tenho), mas neste momento algumas das questões expostas nesta mensagem são para mim bloqueantes. Posso ajudar em alguma coisa?...
Antes de mais, muito obrigado por experimentar o nosso programa e pelas palavras amigas. Obrigado também pela sua colaboração ao nível da descoberta de pequenos mas importantes lapsos que por vezes escapam, como se verificou no SAFT-PT. Estes já se encontram resolvidos e estou a tratar de colocar uma versão actualizada do software para download. Estará disponível daqui a breves minutos.
Quanto à 1ª questão: Não percebo o que se poderá ter passado, pois o pacote XMLLite da Microsoft está incluído no instalador do programa. Não recebeu uma mensagem a informar a falha de alguma instalação?
Quanto à 2ª questão já referi em cima que já estão corrigidos. Mais 1 vez um muito obrigado pela informação detalhada que forneceu. Ah, só uma coisa: No SAFT-PT para programas de facturação a exportação de fornecedores não é obrigatória, daí que quando exportar não irá ver as organizações definidas como fornecedores no ficheiro.
4ª questão: Isso tem uma explicação lógica. Para que possa seleccionar o utilizador que acabou de criar tem que lhe dar acesso à sua empresa. Isto é feito na Administração->Empresas, clicando com o botão direito do rato sobre o utilizador em questão e acedendo à opção "Acessos".
Quanto às sugestões, já não é a 1ª pessoa a pedir um importador de documentos para os documentos de compra (à imagem do dos documentos de venda), daí ser muito provável a sua inclusão na próxima versão. Quanto à segunda questão, vamos incluir a sua sugestão para as possíveis futuras funcionalidades.
Espero ter ajudado a desbloquear as suas dúvidas e que no futuro possamos contar consigo como mais 1 dos nossos utilizadores.
PS: Peço-lhe para ler as regras do fórum antes de criar um tópico a fim de se manter a coesão da nomenclatura dos tópicos criados.
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Assunto da Mensagem: Re: [Dúvida/Sugestões] Import/Export SAFT e usabilidade do TF
Enviado: Terça Ago 11, 2009 5:15 pm
Registado: Terça Ago 11, 2009 5:04 pm Mensagens: 4
Boa tarde. Mudei de PC e antes de desactivar o velho, fiz uma exportação do SAFT-PT para aceder posteriormente aos dados na nova instalação do TimeFactura 2.0.0. Correu tudo bem, julgo, pois gerou um ficheiro XML. No novo PC fiz uma nova instalação e ao clicar "Importador SAFT-PT" dá-me um erro "não foi possivel utilizar "; ficheiro já em utilização. Microsoft Jet Database engine".
Antes de vermos qual será o problema do importador, posso dizer-lhe que tem 1 método bem mais simples de manter os seus dados (de computador para computador ou mesmo através de uma reinstalação de sistema). Se ainda tem as bases de dados utilizadas basta copia-las para a pasta dados, pasta esta localizada na directoria onde instalou o Time Factura. Depois poderá ter que reinstalar o Time Factura se a versão que está a utilizar no momento for mais actual que a que tinha na altura, pois o programa pode necessitar de efectuar a actualização das bases de dados.
Passando ao importador, esta questão parece-me estar relacionada, ou com a versão das bases de dados (por exemplo se já utiliza o programa desde a versão 1.0.0 estas deverão estar no formato Access 97, permitindo então que sejam utilizadas apenas por programa de cada vez e daí o erro) ou com permissões associadas a estas ou então com o driver de Access instalado.
Se tiver o Microsoft Access, peço-lhe que abra as bases de dados afim de verificar se todas as bases de dados estão já convertidas para Access 2002-2003. Pergunto-lhe ainda se a conta que está a utilizar tem permissões de administrador do computador e também para verificar as permissões das bases de dados.
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Assunto da Mensagem: Re: [Dúvida/Sugestões] Import/Export SAFT e usabilidade do TF
Enviado: Terça Ago 18, 2009 9:40 am
Bom dia, Muito obrigado pela resposta.
De facto desconhecia a primeira forma de exportar a informação, e agora já não tenho possibilidade de recuperar.
Quanto à importação, não percebi bem a que bases de dados se refere. Se são as bases de dados da nova instalação (que está vazia), parece-me que são Access 2002-2003, apesar de surgirem apenas como "Microsoft Office Acess Databases". Não são Access 2007, pois ao seleccionar essa opção, as mesmas desaparecem da janela de ficheiros. Se se refere aos ficheiros resultantes da exportação que efectuei para SAFT-PT, esses são ficheiros XML.
Sim, estou como admiinistrador do computador. Verifiquei as permissões das referidas bases de dados, e têm permissões totais.
Assunto da Mensagem: Exportação/Importação SAFT-PT
Enviado: Sexta Ago 28, 2009 5:05 pm
Registado: Terça Abr 14, 2009 11:10 am Mensagens: 2
Boa tarde,
Eu tive um problema com o meu PC e tive que reinstalá-lo e tinha como segurança exportações SAFT-PT actualizadas. Infelizmente não tenho cópias de segurança dos ficheiros das bases de dados. O meu problema é que ao importar os ficheiros SAFT-PT só me aparecem as informações sobre a minha empresa e sobre os meus clientes - não aparecem os meus produtos nem as minhas facturas (embora constem nos ficheiros XML que tenho).
Quanto à importação, não percebi bem a que bases de dados se refere. Se são as bases de dados da nova instalação (que está vazia), parece-me que são Access 2002-2003, apesar de surgirem apenas como "Microsoft Office Acess Databases". Não são Access 2007, pois ao seleccionar essa opção, as mesmas desaparecem da janela de ficheiros.
Sim era a essas bases de dados que me referia. Se já estão em versão 2002-2003 não deverá haver problemas com as mesmas.
lxcarvalho Escreveu:
Sim, estou como admiinistrador do computador. Verifiquei as permissões das referidas bases de dados, e têm permissões totais.
Podia dizer-me qual o sistema operativo que está a utilizar? Se for o Vista sugiro que desligue o UAC, se este ainda estiver ligado, e se mesmo assim não funcionar corra o Time Factura como administrador (clique com o botão direito do rato sobre o atalho do Time Factura e seleccione a opção "Executar como administrador").
Se não resultar ou se for o XP posso ver o que mais se poderá fazer.
Cumprimentos,
Eu tive um problema com o meu PC e tive que reinstalá-lo e tinha como segurança exportações SAFT-PT actualizadas. Infelizmente não tenho cópias de segurança dos ficheiros das bases de dados. O meu problema é que ao importar os ficheiros SAFT-PT só me aparecem as informações sobre a minha empresa e sobre os meus clientes - não aparecem os meus produtos nem as minhas facturas (embora constem nos ficheiros XML que tenho).
Estive a verificar e pelo que vi julgo que a versão do importador que constava no instalador do Time Factura Access era a errada pois eu também não consegui realizar a importação correcta com esse importador mas tudo correu bem com a versão mais recente. Peço-lhe que efectue novamente o download do programa, o reinstale e corra o importador.
PS: Por favor veja as regras do fórum pois tive que mover o seu tópico devido a estar na secção errada.
Cumprimentos,
Enviado: Sexta Set 11, 2009 12:59 pm
Boa tarde, de facto ao desactivar o UAC, deixou de me dar o erro e consegui importar. No entanto surgiram 2 dificuldades: 1- depois da importação não consigo abrir nenhuma janela de facturas, recibos, noteas, etc. em Compras e Vendas. Clico e não abre nada. As janelas de configuração abrem todas, sem problemas. Experimentar voltar a activas o UAC, mas não funciona na mesma.
2- queria importar o SAFT-PT de 2 empresas, mas ao importar a 2ª esta subsitutui a informação da 1ª importada. como posso importar e ficar com as 2 empresas?
1- depois da importação não consigo abrir nenhuma janela de facturas, recibos, noteas, etc. em Compras e Vendas. Clico e não abre nada. As janelas de configuração abrem todas, sem problemas. Experimentar voltar a activas o UAC, mas não funciona na mesma.
Experimente fazer uma actualização ao programa (reinstalar o programa para que ele corra a actualização à base de dados), isto porque ao importar o SAFT poderá ter acontecido que algum campo da base de dados tenha sido apagado. Isso não deveria acontecer mas pode ser que haja algum pequeno bug que tenha passado despercebido.
lxcarvalho Escreveu:
2- queria importar o SAFT-PT de 2 empresas, mas ao importar a 2ª esta subsitutui a informação da 1ª importada. como posso importar e ficar com as 2 empresas?
Hum, pois isso irá sempre acontecer visto que o exportador de SAFT serve para exportar 1 empresa de um determinado ano e sendo assim só conseguirá importar os dados de uma empresa. Se o problema fossem os dados de vários anos isso seria simples de resolver mas sinceramente não estou a ver maneira de importar os dados de duas empresas através do SAFT. Se entretanto me lembrar de uma ideia milagrosa avisarei.
Cumprimentos,
Enviado: Domingo Set 13, 2009 12:56 pm
Boa tarde, fiz o que sugeriu, mas está tudo na mesma. Reinstalei por cima, depois desinstalei e reinstalei e o problema mantém-se. Ainda instalei a versão 2.0.2, mas surge o problema da firewall que está noutro tema deste forum, mas como tb não o resolvi (seguindo as respectivas instruções), nem cheguei a aceder ao programa.
Em relação ao facto de não conseguir abrir algumas janelas parece-me ser um problema clássico de permissões. Sugiro que veja as sugestões presentes neste tópico pois deverão resolver o problema.
Em relação ao problema da ligação à Internet sugiro que veja melhor o tópico que trata desse assunto pois tem mais algumas soluções sobre este assunto.
Cumprimentos,