Portal  Arcade  Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ

Welcome
Bem vindo ao fórum da AClogik

Regras do fórum

Antes de criar um novo tópico verifique se já existe um tópico que menciona o assunto que quer ver esclarecido utilizando a opção "Pesquisar".

Ao criar um tópico utilize as tags [Dúvida], [Comentário], [Sugestão] ou [Outro] antes do Assunto do tópico:
Exemplo: [Dúvida] Como fazer um lançamento

Infringir estas regras poderá levar ao bloqueio, não resposta ou eliminação do tópico criado. Mais, utilizadores que desrespeitem as regras sistematicamente serão bloqueados por tempo indeterminado.

Obrigado

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Sugestão] Declaração de Iva
MensagemEnviado: Quinta Ago 27, 2009 12:35 pm 

Registado: Quarta Fev 11, 2009 11:49 am
Bom dia mais uma vez

Queria deixar aqui algumas sugestões:

- Preenchimento automático da declaração do iva - Porque não colocar um modelo da declaração do iva, com o número dos quadros e campos, de modo a poder ser preeenchida automaticamente. Já que o time conta, a meu ver, é muito personalizável, podia-se colocar um campo nas contas do plano de contas, onde colocávamos o campo da declaração do iva para onde o valor dessa conta iria ser transportado. Por exemplo, no meu plano tenho a conta 2432111 - Iva Taxa reduzida, poderia haver um campo onde poderia por o n.º21, correspondente ao n.º do campo da declaração do iva do iva dedutível de existências à taxa reduzida. Os valores que colocava nessa conta, num determinado período, ao fazer o preenchimento automático da declaração, para esse período, eram transportados automaticamente.

- Deveria haver nos balancetes, na minha opinião, um total para cada classe de contas, e um total dos valores do balancete, de modo a podermos saber mais facilmente o valor total de cada classe.

- No tipo de movimento, na minha opinião deveria ser possivel escolher o descritivo do lançamento na altura em que o fazemos, e não ser o descritivo que colocamos na tabela de movimentos.

- No seguimento da minha última sugestão, deveria ser possível ao tirar um extracto duma conta ver o descritivo do lançamento dessa conta quando foi lançada. Por exemplo ao lançar várias facturas do mesmo fornecedor geralmente coloca-se sempre o n.º da factura que estamos a lançar, de modo a que se tivermos alguma dúvida sobre alguma factura desse fornecedor, seja porque o nosso cliente mandou um duplicado duma factura e queremos ver se temos o original ou se o temos de pedir, seja porque o nosso cliente telefona a perguntar se temos cá a factura n.º xx desse fornecedor, costumamos tirar um extracto da conta desse fornecedor e ver se está ou não lançada essa factura. Acho que é um ponto muito importante que se deveria implementar no programa. Já agora, será possível colocar o descritivo de lançamento por conta e não por lançamento? Por exemplo, pegando no lançamento de muitas facturas do mesmo fornecedor, devido a ter de identificar o n.º de cada factura, podia lançar um conjunto de facturas por lançamento, ou seja, tinha 3 facturas do mesmo fornecedor, de compras de mercadoria a uma taxa de iva de 5%. Caso fosse possível o descritivo por conta, podia fazer o lançamento da seguinte maneira:
31211 a débito pelo total das bases das 3 facturas com descritivo compras a fornecedor x
2432111 a débito pelo total dos ivas das 3 facturas com descritivo compras a fornecedor x (aqui ao dar enter no descritivo podia assumir o descritivo da conta anterior)
221 a crédito com descritivo fornecedor x ft.Y
221 a crédito com descritivo fornecedor x ft.X
etc...
E depois ao tirar o extracto da conta 221 iria aparecer o n.º de cada uma das facturas lançadas. Seria mais rápido lançar assim, do que ter um lançamento por uma factura. Até porque às vezes ao lançar determinadas contas precisamos de descritivo para cada uma delas.

Obrigado

Obrigado

Assunto da Mensagem: Re: [Sugestão] Declaração de Iva
MensagemEnviado: Sexta Ago 28, 2009 1:26 pm 

Registado: Sexta Abr 24, 2009 6:14 pm
Boa tarde:

Estou totalmente de acordo com a sugestão dada pelo colega egroj, acerca da declaração do IVA e descrtivo dos movimentos, pois faciltaria
muito o trabalho de todos nós.

MensagemEnviado: Quarta Set 09, 2009 9:41 am 
Site Admin

Registado: Quinta Fev 21, 2008 5:46 pm
Bom dia.

egroj Escreveu:
- Preenchimento automático da declaração do iva - Porque não colocar um modelo da declaração do iva, com o número dos quadros e campos, de modo a poder ser preeenchida automaticamente. Já que o time conta, a meu ver, é muito personalizável, podia-se colocar um campo nas contas do plano de contas, onde colocávamos o campo da declaração do iva para onde o valor dessa conta iria ser transportado. Por exemplo, no meu plano tenho a conta 2432111 - Iva Taxa reduzida, poderia haver um campo onde poderia por o n.º21, correspondente ao n.º do campo da declaração do iva do iva dedutível de existências à taxa reduzida. Os valores que colocava nessa conta, num determinado período, ao fazer o preenchimento automático da declaração, para esse período, eram transportados automaticamente.
Esta funcionalidade esteve de facto pensada mas devido à falta de informação sobre as novas alterações para 2010 e se este modelo iria também mudar, decidimos não desenvolver devido à sua complexidade.

egroj Escreveu:
- Deveria haver nos balancetes, na minha opinião, um total para cada classe de contas, e um total dos valores do balancete, de modo a podermos saber mais facilmente o valor total de cada classe.
Esta opção já tinha sido referenciada algumas vezes mas ainda não tinha tido disponibilidade de perguntar quais os totais mais importantes. Assim já tenho uma opinião para começar a equacionar esta opção.

egroj Escreveu:
- No tipo de movimento, na minha opinião deveria ser possivel escolher o descritivo do lançamento na altura em que o fazemos, e não ser o descritivo que colocamos na tabela de movimentos.
Na altura foi feita essa opção para diminuir o numero do cliques em cada um dos lançamentos mas se for mesmo uma funcionalidade útil poderemos colocar uma opção para que esta descrição possa ser parametrizável caso desejável.

egroj Escreveu:
- No seguimento da minha última sugestão, deveria ser possível ao tirar um extracto duma conta ver o descritivo do lançamento dessa conta quando foi lançada. Por exemplo ao lançar várias facturas do mesmo fornecedor geralmente coloca-se sempre o n.º da factura que estamos a lançar, de modo a que se tivermos alguma dúvida sobre alguma factura desse fornecedor, seja porque o nosso cliente mandou um duplicado duma factura e queremos ver se temos o original ou se o temos de pedir, seja porque o nosso cliente telefona a perguntar se temos cá a factura n.º xx desse fornecedor, costumamos tirar um extracto da conta desse fornecedor e ver se está ou não lançada essa factura. Acho que é um ponto muito importante que se deveria implementar no programa.
É um parâmetro bastante fácil de colocar por isso podemos efectuar essa mudança. De qualquer forma informo (em jeito de incentivo) que os mapas são totalmente parametrizáveis através do editor de relatórios que faz parte do programa. Se calhar vão achar um pouco complicado ao inicio (até porque são necessários conhecimentos ao nível da estrutura da base de dados e de programação SQL em certos casos) mas para algumas mudanças visuais é bastante simples de utilizar.

egroj Escreveu:
Já agora, será possível colocar o descritivo de lançamento por conta e não por lançamento? Por exemplo, pegando no lançamento de muitas facturas do mesmo fornecedor, devido a ter de identificar o n.º de cada factura, podia lançar um conjunto de facturas por lançamento, ou seja, tinha 3 facturas do mesmo fornecedor, de compras de mercadoria a uma taxa de iva de 5%. Caso fosse possível o descritivo por conta, podia fazer o lançamento da seguinte maneira:
31211 a débito pelo total das bases das 3 facturas com descritivo compras a fornecedor x
2432111 a débito pelo total dos ivas das 3 facturas com descritivo compras a fornecedor x (aqui ao dar enter no descritivo podia assumir o descritivo da conta anterior)
221 a crédito com descritivo fornecedor x ft.Y
221 a crédito com descritivo fornecedor x ft.X
etc...
E depois ao tirar o extracto da conta 221 iria aparecer o n.º de cada uma das facturas lançadas. Seria mais rápido lançar assim, do que ter um lançamento por uma factura. Até porque às vezes ao lançar determinadas contas precisamos de descritivo para cada uma delas.
Bem quanto a este assunto, a opção de não deixar editar a descrição de cada conta prende-se mais uma vez com a redução do numero de cliques para efectuar um lançamento com sucesso. Se for uma opção realmente importante poderemos mudar o programa.

Sendo assim e posto isto, quero deixar o repto a todos os utilizadores para darem a sua opinião quanto a estes assuntos.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado pelas sugestões.

Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.

MensagemEnviado: Quarta Set 09, 2009 12:42 pm 

Bom dia mais uma vez

Em relação aos descritivos, na minha modesta opinião e no meu dia a dia são extremamente importantes, devido a reduzir em muito o trabalho de ir às pastas ver se estão lá determinados documentos, e até mesmo para tirar certas dúvidas relacionadas com os valores em determinadas contas. De qualquer maneira deixo também o repto a todos os meus colegas para darem a sua opinião quanto a este assunto.

Em relação à declaração do iva, a minha idéia era, pelo menos numa primeira fase, colocarem só a declaração do iva ou até um modelo da declaração com o número dos campos, e colocar um campo na parameterização das contas no plano de contas, de modo a nós associarmos o campo da declaração do iva a essa conta. Sinceramente não sei se quando a declaração do iva for alterada teriam de fazer tudo do principio novamente, mas se fosse só preciso actualizar os campos, adiantavam já trabalho :) .

Obrigado e com os melhores cumprimentos

Egroj

MensagemEnviado: Quinta Set 10, 2009 12:24 pm 
Site Admin

Bom dia.

Sem dúvida que se fosse igual não haveria problemas em fazer esta funcionalidade neste momento. O problema é que as informações em relação ao novo SNC são tão escassas que, e principalmente para nós que não somos do ramo, é difícil dizer o que vai mudar até porque isto está tudo muito fresquinho (a portaria e documentos anexos saíram apenas no dia 7 deste mês). Se alguém tiver mais informações sobre o assunto estas serão bem vindas.

Cumprimentos,

Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.

MensagemEnviado: Quarta Set 30, 2009 1:40 pm 

Boa tarde, queria perguntar se está previsto actualizarem o programa com as sugestões que deixei nos tópicos em cima, à excepção da declaração do iva. É que têm-me feito muita falta essas pequenas coisas, que parecendo que não facilitam imenso o trabalho.

Queria só deixar mais uma sugestão. Ao importar o plano de contas de outra empresa, ele só passa mesmo as contas, ou seja, as contas de iva ou outras contas associadas às contas lançadoras, as taxas de iva associadas às contas do iva, etc, nada disso passa, temos de estar a fazer as associações todas de novo conta a conta, o que dá um trabalhão para quem tem planos de contas muito personalizados. Não haverá hipótese de importar também essas definições? E já agora não heverá hipótese também de importar as tabelas de iva e as tabelas de movimentos?

Obrigado e mais uma vez parabéns pelo programa, que apesar de ainda estar em desenvolvimento e muito no início, é muito bem elaborado e tem dado muito jeito pelo menos a mim. :D

Cumprimentos

MensagemEnviado: Sexta Out 09, 2009 1:35 pm 
Site Admin

Boa tarde.

egroj Escreveu:
Boa tarde, queria perguntar se está previsto actualizarem o programa com as sugestões que deixei nos tópicos em cima, à excepção da declaração do iva. É que têm-me feito muita falta essas pequenas coisas, que parecendo que não facilitam imenso o trabalho.
Pois estávamos a ver se corrigíamos um pequeno erro no fecho do ano mas não temos obtido muito feedback. Será que nos pode ajudar para podermos também lançar algumas das sugestões já implementadas? Pode ver o problema que foi levantado aqui e perguntar/sugerir o que for necessário. Obrigado.

egroj Escreveu:
Queria só deixar mais uma sugestão. Ao importar o plano de contas de outra empresa, ele só passa mesmo as contas, ou seja, as contas de iva ou outras contas associadas às contas lançadoras, as taxas de iva associadas às contas do iva, etc, nada disso passa, temos de estar a fazer as associações todas de novo conta a conta, o que dá um trabalhão para quem tem planos de contas muito personalizados. Não haverá hipótese de importar também essas definições? E já agora não heverá hipótese também de importar as tabelas de iva e as tabelas de movimentos?
Pois essa questão tem a ver com a não partilha da tabela de IVA entre as empresas. Essa parte vai ser também modificada para que esta seja comum. Assim, e com mais uns automatismos que teremos que introduzir, tudo será passado automaticamente também.

Cumprimentos,

MensagemEnviado: Domingo Out 18, 2009 10:43 am 

Registado: Segunda Mar 02, 2009 8:34 pm
Bom dia

As sugestões do colega egroj serão de rápida resolução? Eu acho que podem estar relacionadas com a sugestão que eu fiz noutro tópico relativa à criação da "empresa standard", onde formatamos tudo nessa empresa e transferimos o que quisermos para as outras empresas, não podendo essa empresa ter quaisquer movimentos contabilisticos.

Deixo outra sugestão relativo aos movimentos entre diários: deve existir a possibilidade de movimentar documentos entre períodos, pois podemos enganar-nos e lançamos os documentos de janeiro em fevereiro.

Rui Cabecinha

MensagemEnviado: Quarta Out 21, 2009 3:50 pm 
Site Admin

Boa tarde.

ruicabecinha Escreveu:
As sugestões do colega egroj serão de rápida resolução? Eu acho que podem estar relacionadas com a sugestão que eu fiz noutro tópico relativa à criação da "empresa standard", onde formatamos tudo nessa empresa e transferimos o que quisermos para as outras empresas, não podendo essa empresa ter quaisquer movimentos contabilisticos.
Não será muito sincero da minha parte dizer simplesmente sim ou não, isto porque algumas são de facto de resolução rápida, outras assim assim e ainda algumas delas serão um pouco mais complexas de implementar, sendo que algumas se poderão relacionar com a referida implementação da empresa standard. Independente da rapidez/complexidade das soluções, devo referir que neste momento estamos 100% concentrados em efectuar as mudanças necessárias para lidar com o SNC e sendo assim até essas mudanças estarem efectuadas e testadas será difícil efectuarmos outro tipo de trabalho no software. Sendo assim peço-vos que nos ajudem a completar este passo, estando presentes sempre que solicitarmos alguma colaboração, pois a vossa ajuda é preciosa para nós.

ruicabecinha Escreveu:
Deixo outra sugestão relativo aos movimentos entre diários: deve existir a possibilidade de movimentar documentos entre períodos, pois podemos enganar-nos e lançamos os documentos de janeiro em fevereiro.
Boa sugestão, realmente não nos tínhamos lembrado que a mudança de período implica o mesmo tipo de processo ao nível do numero do lançamento que a mudança de diário. Obrigado pela sugestão.

Cumprimentos,

MensagemEnviado: Quinta Out 22, 2009 11:32 am 

Bom dia

Não sei se já dispõem da legislação relativa a declaração do iva e a nova declaração relativa às prestações de serviços intracomunitárias.

Aqui ficam os links:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... IVA_DP.pdf
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... _Recap.pdf

Rui Cabecinha

MensagemEnviado: Quinta Out 22, 2009 12:01 pm 
Site Admin

Bom dia.

Por caso ainda não temos esta legislação. Infelizmente os links que aqui colocou ficaram quebrados e sendo assim não conseguimos efectuar o download.
Se poder rectificar os mesmos nós agradecemos. Obrigado.

Cumprimentos,

MensagemEnviado: Quinta Out 22, 2009 12:33 pm 

Nem tinha reparado.

Aqui ficam então os links correctos:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/DD08F418-6726-4BFB-BB58-57337E31C2A1/0/Portaria%20988_2009_IVA_DP.pdf

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/9E2CB4DA-A918-4937-90CE-20880A95DEDE/0/Portaria%20987_2009_anexo_Recap.pdf

Rui Cabecinha

MensagemEnviado: Quinta Out 22, 2009 12:46 pm 
Site Admin

Muito obrigado!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 

Índice do Fórum » Software » Time Conta

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: