Antes de criar um novo tópico verifique se já existe um tópico que menciona o assunto que quer ver esclarecido utilizando a opção "Pesquisar".
Ao criar um tópico utilize as tags [Dúvida], [Comentário], [Sugestão] ou [Outro] antes do Assunto do tópico: Exemplo: [Dúvida] Como fazer um lançamento
Infringir estas regras poderá levar ao bloqueio, não resposta ou eliminação do tópico criado. Mais, utilizadores que desrespeitem as regras sistematicamente serão bloqueados por tempo indeterminado.
Registado: Domingo Mar 01, 2009 11:31 pm Mensagens: 96
Bom dia,
Mais uma vez tenho que voltar ao forum, tentei não voltar cá, pois os meus colegas tinham problemas mais importantes do que os meus e não queria ocupar o forum com pequenas coisas que vão surguindo à medida que vamos utilizando o programa, mas eis que me aparece um problema:
No ano de 2008 quando visualizo o Balancete Geral, além de demorar muito após algum tempo dá a seguinte mensagem:" "IDispatch error#3159The number"119728237340692110000000000000000.000000" is out of the range for numeric representation (maximum precision 38). Microsoft OLE DB Provider for SQL Server" depois faço OK parace outra janela com a seguinte mensagem: "Atenção! Ocorreu um erro ao tentar actualizar o Balancete Geral. Por favor verifique se tem permissões de escrita nas bases de dados ou se estas estão agregadas ao SQL Server" Clico Ok e volta a dar 1ª mensagem faço OK e dá a 2ª mensagem e assim sucessivamente até que aparece o Balancete mas a partir da conta 622321 dá um valor com muitos algarismos e a partir dá sempre esta conta até ao fim do balancete que tem 37 páginas, ou seja desde a 4-37 página dá só a conta anterior.
Mas no ano 2009 aparentemente o Balancete Geral está correcto.
Por favor solicito ajuda urgente porque tenho que encerrar o ano de 2008 e o tempo está a ficar escasso.
Qualquer problema é um problema importante por isso já devia ter vindo cá, até porque me parece de resolução simples. 1º umas perguntas de diagnostico: Alterou o separador decimal nas definições regionais do Windows nos últimos tempos (por exemplo quando teve problemas com computador e o levou à assistência técnica)? Poderá verificar esta situação no painel de controlo clicando nessa opção. Aí deverá ver facilmente qual o separador que está definido (virgula ou ponto). Outra coisa que lhe peço para fazer é ir à administração->Bases de Dados, seleccionar a base de dados TimeConta, e fazer duplo clique na tabela LancamentosContas. Nessa tabela poderá ver se os valores estão separados decimalmente com ponto ou com virgula, vendo nomeadamente se existem diferenças entre valores lançados no ano de 2008 e no ano de 2009. Para isso se calhar terá que recorrer à visualização da tabela Lancamentos.
Se for o caso de haver uma troca de ponto por virgula, ou virgula por ponto, deverá trocar nas definições regionais o separador decimal para o que estava definido aquando dos lançamentos de 2008 ou alterar nas bases de dados para o separador que tem neste momento. Caso troque o separador decimal no painel de controlo não se esqueça de o trocar novamente para o que estava antes de lançar valores em 2009.
Dado que consegue calcular o balancete de 2009 sem problemas quase de certeza que é este o erro. Se não for este o caso diga-me o que conseguiu apurar depois da execução destas dicas.
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Boa tarde, Verifiquei no Painel de Controlo e estava lá um ponto que é igual ao que está na Tabela LançamentoContas. Ou seja os valores estão iguais em 2008 e em 2009.
Mas realmente há uns tempos atrás penso que alterei isso mas contudo como já referi agora estava ponto quer no Painel de Controlo quer na Tabela LançamentoContas.
Alterei para virgula no Painel de Controlo e na base de dados também mudou(automaticamente) para vírgula contido continua a dar o mesmo erro.
De facto tem razão, ao mudar num lado muda no outro, o que não deveria causar quaisquer problemas. Estive a olhar para a área do programa que efectua os cálculos para o balancete e não consigo encontrar razão para tal comportamento ainda por cima tendo em conta que quanto tira o balancete de 2009 não tem qualquer tipo de problemas. Também através dos testes que fiz, utilizando valores bastante elevados, nunca consegui obter qualquer erro. Consegue saber +/- a partir de que contas dá problemas? Talvez assim me pudesse dizer se poderá existir alguma particularidade com os valores lançados nessas contas.
Tal como referi antes, outra solução será enviar-me backups das suas bases de dados para eu poder verificar em ambiente de testes o que se poderá estar a passar.
Cumprimentos,
_________________ A equipa da AClogik http://www.aclogik.com _______________________ Não respondo a dúvidas por PM (Mensagem Privada). Para quaisquer esclarecimentos, usem a pesquisa ou criem um tópico novo seguindo as regras do fórum.
Bom dia,
1-O problema está na conta 62232, isto é, numa subconta da 62232 ou seja criei a conta 62232 à taxa de 21% e na qual foram efectuados lançamentos. Mas agora essa conta conta não aparece no Plano de contas, não sem porquê, e é por isso que dá errado o balancete. Fiz a experiência de anular esses lançamentos e o balancete já saia. Mas quando voltei a efectuar esses lançamentos essa conta existe na janela dos lançamentos e aceitou a conta, contudo não existe quando vou consultar a conta no "Plano Contas" e mais quando vou criá-la no Plano Contas diz que essa conta já existe, mas já vi conta a conta no Plano Contas e não existe só se estiver oculta. Agradeço ajuda porque essa conta é necessária pois como referi elas tem valores mas que agora não estão lançados porque preciso uma solução vossa porque preciso encerrar o ano de 2008.
2-Outra dúvida: Porque o programa não me deixa lançar nos meses anteriores, isto ainda em 2008, será porque já lançei em 2009, só em 12,13,...., mas eu preciso lançar documentos em outros meses como faço?
3-Outra dúvidas: Porquê o Balancete não tira os valores do mês 12, só tira esses valores se colocar o visto em "Incluir regularizações e apuramento" mas eu não quero que saia as regularizações. O que se passa?
4-Sugestões Mapa Exploração: O mapa não calcula os Resultados Financeiros e não sei se calcula os Resultados Extraordinário pois não tenho valores neste resultados.
Balancete:Como tirar um balancete por exemplo só da 42 completa ou só da conta 62, este tipo de balancete dá muito jeito porque assim tenho que tirar sempre um balancete da conta 11 à 88 o que muitas vezes são muitas folhas. O balancete deverá permitir isso, ou seja conta a conta.
Extracto:Como tirar extractos por exemplo da conta 62... à 62299 . O extracto deveria permitir um intervalo ou seja deveria pedir o intervalo da conta x à conta Y, por exemplo da 2211001 à 2211999 numa janela, deveria ser possível parametrizar om intervalo de contas que se deseja, garanto que isto é muito útil. Se fosse possível alguma melhoria nesse sentido o programa tornar-se-ia cada vez mais adequado à contabilidade e mais rápido a sua utilização.
Ainda tenho mais alguns pormenores em relação ao programa mas penso que por agora chega.
1-O problema está na conta 62232, isto é, numa subconta da 62232 ou seja criei a conta 62232 à taxa de 21% e na qual foram efectuados lançamentos. Mas agora essa conta conta não aparece no Plano de contas, não sem porquê, e é por isso que dá errado o balancete. Fiz a experiência de anular esses lançamentos e o balancete já saia. Mas quando voltei a efectuar esses lançamentos essa conta existe na janela dos lançamentos e aceitou a conta, contudo não existe quando vou consultar a conta no "Plano Contas" e mais quando vou criá-la no Plano Contas diz que essa conta já existe, mas já vi conta a conta no Plano Contas e não existe só se estiver oculta.
Hum, é realmente um comportamento muito estranho. A única razão que eu consigo ver é que a conta tenha ficado de certa forma "órfã", isto é, sem conta pai. Se este for o caso ela de facto poderá desaparecer da árvore do POC mas aparecer nos lançamentos. Será que me consegue enviar um print-screen da tabela do POC (indo à Administração->Bases de dados->TimeConta->tabela ContasPoc) com alinha dessa conta, visto que de certo que ela lá está só que não aparece na árvore. Deverá encontrar essa linha perto do fim da tabela. Talvez eu consiga dar-lhe mais dados do que se poderá ter passado já que isso nunca me aconteceu logo estou sem pistas.
letemm Escreveu:
2-Outra dúvida: Porque o programa não me deixa lançar nos meses anteriores, isto ainda em 2008, será porque já lançei em 2009, só em 12,13,...., mas eu preciso lançar documentos em outros meses como faço?
O período é controlado pelo mês da data do lançamento, isto é, Janeiro=período 1, Fevereiro=período 2, etc. Se necessitar de lançar noutro período terá que seleccionar um mês diferente na data do lançamento.
letemm Escreveu:
3-Outra dúvidas: Porquê o Balancete não tira os valores do mês 12, só tira esses valores se colocar o visto em "Incluir regularizações e apuramento" mas eu não quero que saia as regularizações. O que se passa?
Já verifiquei que era um bug. Está corrigido. Obrigado por reparar neste erro!
letemm Escreveu:
4-Sugestões Mapa Exploração: O mapa não calcula os Resultados Financeiros e não sei se calcula os Resultados Extraordinário pois não tenho valores neste resultados.
Pois aqui também havia um bug. Também já está corrigido. Mais uma vez obrigado por reportar este facto.
letemm Escreveu:
Balancete:Como tirar um balancete por exemplo só da 42 completa ou só da conta 62, este tipo de balancete dá muito jeito porque assim tenho que tirar sempre um balancete da conta 11 à 88 o que muitas vezes são muitas folhas. O balancete deverá permitir isso, ou seja conta a conta.
Se de facto dá muito jeito posso adicionar mais uma condição de filtragem à janela do POC para que seja possível realizar esta balizagem.
letemm Escreveu:
Extracto:Como tirar extractos por exemplo da conta 62... à 62299 . O extracto deveria permitir um intervalo ou seja deveria pedir o intervalo da conta x à conta Y, por exemplo da 2211001 à 2211999 numa janela, deveria ser possível parametrizar om intervalo de contas que se deseja, garanto que isto é muito útil. Se fosse possível alguma melhoria nesse sentido o programa tornar-se-ia cada vez mais adequado à contabilidade e mais rápido a sua utilização.
Obrigado pela sugestão. Já efectuei uma pequena mudança no relatório que ira permitir tirar o extracto de todas as contas filhas da conta que se tem seleccionada na janela, o que irá funcionar de certa forma da mesma maneira do que me sugeriu.
letemm Escreveu:
Ainda tenho mais alguns pormenores em relação ao programa mas penso que por agora chega.
Assim que sentir ser o momento crie um tópico com sugestões pois duvido que já exista algum com os assuntos que quer discutir.
Cumprimentos,
Mais uma vez tenho que agradecer a vossa rapidez nas respostas às dúvidas colocadas, pois no inicio existem muitas.
Assim: 1º-Não deixa lançar em outros meses: Provavelmente expliquei-me mal, isto é, quando vou lançar e altero a data para o mês pretendido o período fica sempre em 12, ou seja, por exemplo coloco a data de 31-05-2008 e o período fica sempre 12 e quando clico no período só aparece 12, 13, 14 e 15. Como lhe disse associei ao ter lançado já documentos em 2009, porque penso que foi nessa altura mas não tenho a certeza, não sei se para passar de 2008 para 2009 deveria ter feito algum procedimento que não foi feito. Por isso solicito o vosso conhecimento e experiência, pois como já informei vou tentar encerrar o ano de 2008 através do vosso programa contudo estou com algum receio, uma vez que o programa tem ainda alguns bugs e isso poderá prejudicar o fecho do ano.
2º-Apuramento IVA:
a)Quando faço o apuramento do Iva diz "Atenção : o saldo do lançamento é diferente de zero!! tenha em conta que se não corrigir este problema irá ter erros nos mapas e apuramentos"
b)Quando faço o apuramento do IVA do período seguinte ele não vai buscar o IVA a recuperar do trimestre anterior, o que implica que neste período a empresa pode ter a pagar IVA o que não é verdade, ou seja, Por exemplo: no 1º trimestre efectuou-se o apuramento de IVA e deu 500,00 a recuperar-conta 2437 No 2º trimestre ao efectuar o apuramento ele deveria ir buscar a conta 2437-500,00 porque é a recuperar e colocar neste período mas não está a fazer isso ignora o período anterior o que não pode, assim o sistema colocava a empresa a pagar o que não é verdade porque ela tem esse valor (500,00) a recuperar. Se poderem esclarecerem-me sobre este assunto agradeço.
Registado: Sexta Abr 24, 2009 6:14 pm Mensagens: 51
Caros Colegas:
Tenho algumas dúvidas neste programa e gostaria que me ajudassem, por favor:
1. Como posso obter um balancete?
2. Como posso obter extractos de contas?
3. Para testar o programa, efectuei alguns lançamentos na versão de demonstração. Agora, aparecem-me esses movimentos, na versão final, em todas as empresas que criei e não consigo apagá-los; recebo sempre uma mensagem dizendo que se trata de um período diferente da data em que estou trabalhando. Pergunta se tenho a certeza que pretendo apagar; confirmo, mas fica tudo na mesma!
1. Como posso obter um balancete? 2. Como posso obter extractos de contas?
Indo à janela do POC, poderá tirar vários mapas, nos quais se incluem estes dois.
Aalikadmih Escreveu:
3. Para testar o programa, efectuei alguns lançamentos na versão de demonstração. Agora, aparecem-me esses movimentos, na versão final, em todas as empresas que criei e não consigo apagá-los; recebo sempre uma mensagem dizendo que se trata de um período diferente da data em que estou trabalhando. Pergunta se tenho a certeza que pretendo apagar; confirmo, mas fica tudo na mesma!
Podia colocar aqui um print-screen da janela quando tenta apagar um movimento, e da janela com a mensagem de erro para eu perceber melhor? Dado ser um problema que nunca me aconteceu, e visto que a mensagem que diz que aparece não ser muito conclusiva, ficaria-lhe muito agradecido se pudesse colocar aqui as duas imagens que lhe pedi. Obrigado.
Cumprimentos,
AClogik1 Escreveu:
Boa tarde.
Aalikadmih Escreveu:
1. Como posso obter um balancete? 2. Como posso obter extractos de contas?
Indo à janela do POC, poderá tirar vários mapas, nos quais se incluem estes dois.
Aalikadmih Escreveu:
Podia colocar aqui um print-screen da janela quando tenta apagar um movimento, e da janela com a mensagem de erro para eu perceber melhor? Dado ser um problema que nunca me aconteceu, e visto que a mensagem que diz que aparece não ser muito conclusiva, ficaria-lhe muito agradecido se pudesse colocar aqui as duas imagens que lhe pedi. Obrigado.
Cumprimentos,
Ora entao cá vão as 3 fases de tentativa de apagar algo que depois de apagado ainda continua lá...
A primeira
A segunda
E eis que, como não há duas sem três, a terceira
Como se pode ver, tentativa de apagar alguma coisa...FALHADA!
Ora entao cá vão as 3 fases de tentativa de apagar algo que depois de apagado ainda continua lá...
Como se pode ver, tentativa de apagar alguma coisa...FALHADA!
Ajudem-me se souberem. Agradecida!
Cumprimentos,
Com toda esta gestão de tópicos já não me lembro se respondi a esta pergunta...De qualquer forma informo que este pequeno bug já se encontra solucionado.
Cumprimentos,
Bom dia,
1º-Opção plano de contas. 2º-Do lado esquerdo existem dois pequenos ícones juntos, abaixo dos ícones "editar, novo, apagar", um deles tem uma lupa e o outro uma impressora, o ícone da lupa tem uma seta, clicar nessa seta e abre uma janela para baixo onde diz Balancete, Extracto de Conta, Mapa de Exploração.... e clica onde quer... após, como já disse, de filtrar o período que quer. Espero que encontre caso não consiga diga alguma coisa.
Boa tarde
Já consegui aceder à rotina das diversas listagens de contabilidade; no entanto, existe agora outro problema:
Fiz um lançamento, para testar.
O movimento aparece no extracto de conta e no mapa de exploração, mas não consta no balancete nem consta no diário. Além disso, no mapa de exploração, aparece o mesmo movimento nos meses seguintes aquele que utilizei. (Mas apenas no mapa de exploração).
Mais uma vez, peço a vossa ajuda, por favor, para resolver este problema.